COMPLIANCE TRABALHISTA


Você sabe qual foi o valor pago em processos trabalhistas no ano de 2022?

Com certeza esse número vai te surpreender. 

De acordo com dados da Justiça de Trabalho, em 2022 os valores pagos aos reclamantes totalizaram R$ 38.733.821.835,37 (trinta e oito bilhões, setecentose trinta e três milhões, oitocentose vinte e um mil, oitocentos e trinta e cinco reais e trinta e sete centavos), em ações trabalhistas. 

E não para por aí, no ano de 2022 os processos recebidos na Justiça do Trabalho totalizaram 1.648.720, dentre os quais 1.636.707 (99,3%) foram casos novos.

Números bastante significativos que apontam um problema nas relações de trabalho em todo o país: o negligenciamento de regras trabalhistas por parte das empresas. 

Para resolver esse problema, algumas empresas têm apostado no compliance trabalhista, ação que antevê problemas de gestão e busca corrigir ou prevenir ações trabalhistas. 

O compliance trabalhista é uma modalidade de gestão que busca adequar uma empresa às regulações e normas trabalhistas, a fim de prevenir passivos trabalhistas ou até mesmo reduzir o número de ações, caso a empresa tenha uma alta taxa. 

Essa prática faz com que as empresas estejam em conformidade com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), normas regulamentadoras, acordos e convenções coletivas, revisando práticas ou adequando o modelo de gestão atual. 

Da Importância do Compliance Trabalhista 


Estar em conformidade com as leis e normas só traz coisas positivas para uma empresa, além de promover o seu crescimento de forma saudável e sustentável. 

O compliance trabalhista traz tranquilidade ao empregador, evita multas trabalhistas e prejuízos decorrentes de ações. 

Quando uma empresa tem muitos problemas organizacionais, ela acaba sofrendo prejuízos em todas as esferas, tanto financeira, como também a perda de talentos, dificuldades com gestão e, consequentemente, dificuldades de crescimento. 

É preciso ter em mente que o compliance trabalhista é importante para toda relação de trabalho. Afinal, quando os colaboradores percebem esse cuidado, eles podem ver que a empresa está seguindo boas práticas e sendo transparente.

Isso faz com que eles se sintam mais engajados com a companhia, confiando mais em seus empregadores e devolvendo o melhor de sua força de trabalho e produtividade, o que irá acarretar no aumento da produtividade da sua empresa e, consequentemente, irá gerar maior faturamento.

Até aqui você pode entender o que é e qual a importância do compliance trabalhista, mas uma questão que você ainda deve estar se fazendo é: como aplicar essa prática na minha organização? 

Siga lendo esse conteúdo que você vai entender. 

Como Implantar o Compliance Trabalhista?


Existem diversas formas de se implantar o compliance trabalhista na sua empresa. Tem organizações que preferem criar um setor interno específico para tratar disso, o que pode custar mais, pois a empresa terá todo um custo ou de treinamento de funcionários ou contratar funcionários qualificados para exercer a função. O ideal é a empresa contratar uma consultoria especializada.

Em qualquer um dos casos, é extremamente importante que o setor de Recursos Humanos atue em conjunto neste processo. Afinal, é a área responsável por lidar com todos os procedimentos que envolvem os funcionários.

Mas não basta somente iniciar o processo, essa prática precisa se tornar um hábito no dia a dia da empresa, fazer parte dos valores da mesma. A empresa precisa, principalmente, estar sempre buscando medidas de prevenção e adequação às normas.

Do Objetivo do Compliance Trabalhista 


O principal objetivo do compliance trabalhista é adequar as empresas a todas as regras trabalhistas que elas precisam seguir. 

No momento em que uma empresa aplica essas medidas, ela tem ciência de que está em conformidade com as leis. Do contrário, quando ela ignora essas medidas, assume o risco de sofrer com ações trabalhistas, que podem até mesmo levá-la à falência. 

Por isso, um dos principais objetivos do compliance é buscar a redução de processos, adequar as empresas às regras trabalhistas e garantir relações de trabalho mais transparentes com seus colaboradores.